MÓDULO I - DISCIPLINA 1 -
EDCA54 FUNDAMENTOS ONTOLOGICOS DO SER SOCIAL – SISTEMA DE COMPLEXO - SER HUMANO E NATUREZA. O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA E O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO. A PRATICA SOCIAL - O TRABALHO PEDAGOGICO
EDCA54 FUNDAMENTOS ONTOLOGICOS DO SER SOCIAL – SISTEMA DE COMPLEXO - SER HUMANO E NATUREZA. O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA E O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO. A PRATICA SOCIAL - O TRABALHO PEDAGOGICO
PRIMEIRA SEMANA DE AULAS - DE 07 A 11 DE ABRIL DE 2014
DAS 18H00 ÀS 22H00
NA FACED/UFBA
Além da apresentação da proposta
pedagógica-gerencial do curso, será trabalhada a base da ontologia do ser
social e a teoria do conhecimento. Será apresentada a pesquisa matricial,
problematizando-se o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento, a
formação e as políticas públicas. Será desenvolvida a ideia da pesquisa
didática e da monografia de base.
Serão consideradas as questões da análise de
conjuntura e estrutura considerando a crise estrutural do capital e a
conjuntura local, nacional, regional e internacional, para dar suporte a
discussões subsequentes sobre metodologia do ensino e da pesquisa na educação
física, esporte e lazer. Iniciamos aqui o trato com os conteúdos do sistema de
complexo Ser Humano e a natureza a ser tematizado em módulos de ensino-aprendizagem
que desenvolvam os conhecimentos, habilidades e competências para a pesquisa e o
ensino nos espaços formativos. Ao fim deste módulo todos os alunos deverão ter
constituído orientador.
No primeiro módulo os fundamentos estarão sendo tratados a partir do
real concreto, o que exigirá a abordagem da ontologia do ser social, da teoria
do conhecimento e da teoria pedagógica, aspectos da conjuntura real, da
Política de Educação, Esporte e Lazer no Brasil e da prática nas escolas na
cidade e no campo.
______________________________________________________
______________________________________________________
Módulo I – Disciplina 2 – Fundamentos teórico-metodológicos da Educação
Física, Esporte e Lazer
DE 05 A 09 DE MAIO DE 2014
DAS 18H00 ÀS 22H00
FACED/UFBA
EMENTA: Estudos da história da Educação Física, seus vários fundamentos
filosóficos e sua base científica. Concepções e abordagens da metodologia do
ensino e da pesquisa em Educação Física.
OBJETIVO: Apropriação teórica dos elementos fundamentais
para compreender, analisar, explicar, criticar a Educação Física a partir da
perspectiva crítica e propor/construir conhecimentos novos e necessários para o
avanço da produção do conhecimento na área.
CONTEÚDOS: História da educação física; Teorias do
conhecimento, Concepções e abordagens da metodologia do ensino e da pesquisa em
Educação Física.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Módulo
I – Disciplina 3-
Metodologia do trabalho investigativo no ensino da Educação Física, Esporte e
Lazer
DE 02 A 06 DE JUNHO DE 2014
DAS 18H00 ÀS 22H00
FACED/UFBA
EMENTA: Estudos para elaboração de projetos e
planos de ação referentes ao ensino, a pesquisa e a indissociabilidade entre
ensino e pesquisa.
OBJETIVO: Apropriar-se do
método, das metodologias de pesquisa e de ensino para a Educação Física na
perspectiva crítico-superadora.
CONTEÚDOS: Teoria do
Conhecimento, Metodologia da Pesquisa, Prática Pedagógica
Por favorrr, posta ja a disciplina 3 com ementa, conteudo...
ResponderExcluir