EMENTAS

MÓDULO I - DISCIPLINA 1 -
EDCA54 FUNDAMENTOS ONTOLOGICOS DO SER SOCIAL – SISTEMA DE COMPLEXO - SER HUMANO E NATUREZA. O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA E O TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO. A PRATICA SOCIAL - O TRABALHO PEDAGOGICO

PRIMEIRA SEMANA DE AULAS - DE 07 A 11 DE ABRIL DE 2014
DAS 18H00 ÀS 22H00
NA FACED/UFBA

Além da apresentação da proposta pedagógica-gerencial do curso, será trabalhada a base da ontologia do ser social e a teoria do conhecimento. Será apresentada a pesquisa matricial, problematizando-se o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento, a formação e as políticas públicas. Será desenvolvida a ideia da pesquisa didática e da monografia de base. 

Serão consideradas as questões da análise de conjuntura e estrutura considerando a crise estrutural do capital e a conjuntura local, nacional, regional e internacional, para dar suporte a discussões subsequentes sobre metodologia do ensino e da pesquisa na educação física, esporte e lazer. Iniciamos aqui o trato com os conteúdos do sistema de complexo Ser Humano e a natureza a ser tematizado em módulos de ensino-aprendizagem que desenvolvam os conhecimentos, habilidades e competências para a pesquisa e o ensino nos espaços formativos. Ao fim deste módulo todos os alunos deverão ter constituído orientador.

No primeiro módulo os fundamentos estarão sendo tratados a partir do real concreto, o que exigirá a abordagem da ontologia do ser social, da teoria do conhecimento e da teoria pedagógica, aspectos da conjuntura real, da Política de Educação, Esporte e Lazer no Brasil e da prática nas escolas na cidade e no campo. 

______________________________________________________



Módulo I – Disciplina 2 – Fundamentos teórico-metodológicos da Educação Física, Esporte e Lazer

DE 05 A 09 DE MAIO DE 2014
DAS 18H00 ÀS 22H00
FACED/UFBA

EMENTA: Estudos da história da Educação Física, seus vários fundamentos filosóficos e sua base científica. Concepções e abordagens da metodologia do ensino e da pesquisa em Educação Física. 

OBJETIVO: Apropriação teórica dos elementos fundamentais para compreender, analisar, explicar, criticar a Educação Física a partir da perspectiva crítica e propor/construir conhecimentos novos e necessários para o avanço da produção do conhecimento na área.

CONTEÚDOS: História da educação física; Teorias do conhecimento, Concepções e abordagens da metodologia do ensino e da pesquisa em Educação Física.

_______________________________________________________



Módulo I – Disciplina 3- Metodologia do trabalho investigativo no ensino da Educação Física, Esporte e Lazer

DE 02 A 06 DE JUNHO DE 2014
DAS 18H00 ÀS 22H00
FACED/UFBA 

EMENTA: Estudos para elaboração de projetos e planos de ação referentes ao ensino, a pesquisa e a indissociabilidade entre ensino e pesquisa.


OBJETIVO: Apropriar-se do método, das metodologias de pesquisa e de ensino para a Educação Física na perspectiva crítico-superadora.


CONTEÚDOS: Teoria do Conhecimento, Metodologia da Pesquisa, Prática Pedagógica

Um comentário: